Teste da Pisada – Baropodometria

O teste da pisada, também conhecido como baropodometria, é realizado para verificar como a pessoa apoia os pés no solo e relacionar com as possíveis alterações posturais que possam estar prejudicando os ossos e músculos dos membros inferiores e da coluna.

O paciente é analisado em dois momentos: posição estática (parado), em que será analisado os pontos de pressão, com especial atenção aqueles associados com dor. Nesta fase também é possível verificar as disfunções funcionais do equilíbrio e estabilidade presentes no paciente. Já a segunda parte é feita em dinâmica (movimento), em que será verificado a angulação do pé, movimento biomecânico da pisada (marcha), alteração de pressão resultante da diferença dos membros inferiores, alteração das curvaturas caracterizando pronada, supinada ou neutra.

A plataforma do baropodômetro possui sensores de pressão que ao captarem a alteração enviam os dados para o software apropriado analisando os picos de pressão, linha de força, distribuição da carga no antepé e no retropé, equilíbrio corporal, entre outras. As imagens são coloridas e individuais para cada pé. Após este exame é observada a postura do paciente para realizar uma associação das alterações nos pés e no corpo.

Muitas patologias como, desgastes (artroses), hérnias de disco, tendinites, fascites, esporão e desvios de coluna podem ter sua origem no erro de pisada e/ou serem agravadas provocando o mal alinhamento corporal e resultando na alteração postural patológica.

Este exame também mostra os pontos de maior pressão em áreas onde podem surgir calosidades, calos e os dados resultantes do exame podem ser utilizados também para orientar os portadores de diabetes sobre o possível aparecimento de úlceras de pressão assim como feridas por atrito devido a alteração de sensibilidade (neuropatia).

Após esta análise o profissional orienta sobre o melhor tipo de palmilha para a correção da pisada e auxilio na postura corporal para promover mais conforto e qualidade de vida no dia  a dia.

Marque sua consulta

Pelo Formulário ou pelo WhatsApp – (19) 99199-0681

Alberto Malachias

Alberto Malachias

Diretor Técnico

Curriculum:

Formação: Bacharel em Fisioterapia e Graduado em Podologia;

Especialização: Formação Internacional em PNS (Posturoterapia Neurosensorial) - Connaissence & Evolution Podoposturologia GDS (Cadeias Musculares e Articulares) - Centre Formation Philippe Campignion

Formação Internacional em Dynamic Tape

Fisioterapia Geriátrica: Envelhecimento e Qualidade de Vida - Latu Sensu (em andamento)

Experiência Profissional:

Membro da API (Associação Internacional de Posturologia)

2018 - Palestrante no congresso – “XIV Encontro das Estrelas na Podologia" realizado no Centro de Convenções Dan Inn – São Paulo/SP - Orlando Madella Jr. (Maio)

2017 - Palestrante no congresso – “1º Congresso Mineiro de Podologia Clínica" - realizado na Associação Médica de Minas Gerais - AMMG – Belo Horizonte/MG (Junho)

2017 – Palestrante no congresso – “10º Congresso de Podologia” realizado na Beauty Fair – Expo Center Norte – São Paulo/SP (Setembro)

2016 - Palestrante no congresso – “2º Congresso de Podologia" - realizado no Sul Beleza – Nova Hamburgo/RS - Sinca/Senac (Novembro)

2016 - Palestrante no congresso – “7º Encontro de Podologia do Norte do Paraná" realizado no Hotel Blue Tree Premium – Londrina/PR (Agosto)

2016 - Participou do curso "RMA - Reprogramação Músculo-Articular" totalizando 60 horas - realizado no Espaço Gahanini – São Paulo/SP (Junho)

2016 - Palestrante no congresso – “XII Encontro das Estrelas na Podologia” realizado no Centro de Convenções Dan Inn – São Paulo/SP - Orlando Madella Jr (Maio)

2016 - Palestrante no congresso – “1º Congresso de Podologia do Interior de São Paulo” realizado no Hotel Oásis Tower – Ribeirão Preto/SP (Março)

2015 - Palestrante no congresso – “1º Congresso de Podologia" - realizado no Sul Beleza – Nova Hamburgo/RS - Sinca/Senac (Novembro)

2015 - Palestrante no congresso – “XIV Congreso Latinoamericano de Podologia" realizado no Hotel Nikko – Curitiba/PR - Confederacion Latinoamericana de Podologia (Outubro)

2015 - Palestrante no congresso – “ 2º Simpósio de Podologia” realizado no Senac Blumenau – Blumenau/SC (Julho)

Clinica Malachias
Enviar pelo WhatsApp